top of page

O ESTADO DE SERGIPE PODERÁ ACABAR COM O PROBLEMA DOS “LIXÕES”

A Confederação do Elo Social Brasil - CESB fundada em 1993, com objetivo de ajudar o Estado na difícil tarefa de tornar o Brasil um país mais justo e viável. Para tanto, seria necessário melhorar a cidadania como um todo.


Embora a Constituição Brasileira dê aos homens o direito de exigir do Governo Federal, Estadual e Municipal uma política social justa, isto não os exime de dar sua parcela de colaboração naquilo que tem como referência a solidariedade e o bem comum, consolidando assim o verdadeiro regime democrático.


A Lei 12.305/10, lei dos resíduos sólidos, instituiu a nova política de resíduos sólidos, dando aos municípios brasileiros, o prazo de 04 (quatro) anos para se adequarem o que não ocorreu. Dessa forma, a CESB sabedora de que 60% do Brasil têm lixões, ou seja: 3.334 dos 5.570 municípios brasileiros ainda mantêm lixões, fora os clandestinos que não fazem parte dessa estatística, tomou a iniciativa e criou o presente projeto.


Assim a Confederação do Elo Social Brasil uniu o lado social com o cuidado para com a natureza, a saúde e os direitos humanos, unindo dessa forma o lado empresarial com geração de empregos e renda e trazendo juntamente uma proposta social viável e desatrelada de qualquer participação governamental tendo como foco a família, transformando o homem em um bom filho, bom marido e bom pai e a mulher em uma boa filha, boa esposa e boa mãe.


Posteriormente, foi criado o Instituto INER, que se responsabilizou pela administração das Cooperativas denominadas COOPERINERS e das unidades do projeto denominado DESMANCHECAR - responsável pela recuperação dos resíduos sólidos ferrosos e não ferrosos.


Criou-se também o SINDETAP - Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros, responsável pela profissionalização das pessoas que hoje tiram o seu sustento através do lixo, quer captado nas ruas de casa em casa, puxando literalmente carroças ou diretamente nos lixões. O SINDETAP ministrará cursos de tapeçaria, uma profissão abandonada há cerca de quarenta e sete anos quando se encerraram as atividades desta modalidade de curso no Liceu de Artes e Ofício. Nos cursos as pessoas são preparadas para reutilizarem todo lixo de origem mobiliária e devolvê-los em forma de luxo para dentro das residências. Dessa forma, o projeto visa também transformar o lixo em riquezas a serem exploradas pela iniciativa privada.


O método é simplório, ou seja, reutilizam-se 100% das espumas em almofadas e acentos de sofá, as que estiverem danificadas serão flocadas e reutilizadas. Com os restos de guarda-roupas e outras mobílias domésticas, será feito as estruturas de novas poltronas da Linha Luxo que criaram e batizaram de “ Chestertap”. Os tapeceiros durante o estágio são preparados para restaurarem todas as poltronas e reutilizarem os mobiliários domésticos descartados em vias públicas na construção da estrutura de novas poltronas e sofás da linha Chestertap, devolvendo assim para dentro das residências, aquilo que um dia foi lixo e agora é luxo.



Dessa forma, em meio aos problemas enfrentados pela sociedade nasceu o Sistema INER de resíduos sólidos que para atuar teria que ser construído através de uma base empresarial, o que se fez com a união das maiores empresas de seu seguimento, surgindo assim o Consórcio INER. Na construção das usinas não poderia utilizar na integra as tecnologias aplicadas em outros países dadas às diferenças geográficas e principalmente a diferença cultural.


É importante lembrar que as usinas INER têm como objetivo acabar com os aterros sanitários, reaproveitando as riquezas do lixo com inclusão social. E sendo assim o Consórcio INER desenvolveu todos os equipamentos utilizados aqui no Brasil, gerando empregos e renda, e diminuindo o custo do investimento com as vendas diretas dos equipamentos de seus fabricantes para os investidores empresários o que viabilizou ainda mais o sistema que será capaz de absorver todo o complexo de recepção, tratamento e destinação final dos resíduos.

110 visualizações2 comentários
logo_elo_social-26.png
bottom of page