top of page

Comprometimento Social

A cada Usina tipo CTT comercializada, esta incluída a construção de um prédio social a ser entregue totalmente mobiliado e aparelhado, para a Futura Fundação Jomateleno que nele implantará o programa denominado 'Social do Cidadão' a ser gerido pela Confederação do Elo Social Brasil. 
 


Das Cooperativas de Trabalho


A cada CTT será construída uma cooperativa de trabalho e esta não terá a colaboração financeira do investidor da vez que o SINDETAP, se encarregará de ministrar os cursos de treinamento aos integrantes da cooperativa que após eleição deverão, como micro empreendedores, terem acesso a uma linha de credito disponibilizada através de nossa parceria com o SEBRAE, e com estes valores serão suficientemente capazes de em regime de mutirão construírem a própria cooperativa. 

A única participação do CTT será a liberação em consignação, de uma prensa para ser utilizada na compactação de resíduos sólidos moveleiros, e para usina de compostagem a liberação a título de comodato de um triturador de madeiras, a ser utilizado para poda de árvores e restos de mobília, ficando certo que estas cooperativas só trabalharão para o sistema INER. 


Da Divisão de Tarefas entre Parcerias


Ao Grupo Empresarial INER cabe à construção de todas as plantas, menos as cooperativas que serão construídas em regime de mutirão, mas com a colaboração técnica do Grupo INER.

Ao SINDETAP, coube a divisão regional do país e montagens dos consórcios, notificação de todos os prefeitos, localização de todas as áreas quer das plantas do sistema INER, quer dos terrenos a serem adquiridos e utilizados para construção dos prédios sociais, apresentação do projeto para todas as autoridades, reunião com os catadores para prepará-los para nova realidade, criação de todas as diretorias do Elo Social, regional, seccional e estadual que irão trabalhar nos prédios sociais, dando inclusive treinamento para os diretores. Caberá também ao SINDETAP dar os cursos de 10 (dez) meses de tapeceiro, restaurador de móveis e decorador, aos catadores que vivem hoje através do lixo. Coube também ao SINDETAP o levantamento de todos os lixões e aterros sanitários passando para o Grupo INER suas localizações para fins de posteriores providencias.

Ao Elo Social Caberá: Colocar em prática o programa de apoio familiar denominado Social do Cidadão e também tomar todas as providências com relação às atividades exercidas por eventual ferro velho que não esteja de acordo com a legislação, bem como de lixões travestidos de aterro sanitário, providenciando suas interdições.


Modelo Padrão - Sedes Seccionais do Elo Social Brasil

Prédio Social 1.png
Prédio Social 2.png

Da Manutenção e restauração Familiar


Tem como Objetivo permitir a todos independente de idade, grau de escolaridade e origem familiar a chance de não desperdiçar as oportunidades que a vida lhe proporciona. É muito comum no dia a dia vermos pessoas perderem tudo que tem ou que poderia ter tido por falta de conhecimento vivencial.

É praticamente impossível viver em uma família na qual o pai é advogado e a mãe é médica, sem absorver naturalmente conhecimentos básicos destas duas matérias, no entanto, é humanamente impossível, termos sob o mesmo teto dentre nossos familiares, 13 (treze) profissionais de áreas diferentes para nos passar experiências vivenciais.

É triste vermos jovens de boa aparência que por vir de família humilde desperdiçam a juventude e também todas as oportunidades que a vida lhe deu, por não ter os mínimos conhecimentos de etiquetas e comportamentos, fato que também os excluem do mercado de trabalho já que procuram emprego com a roupa errada, não sabem se portar em uma entrevista e não tem também equilíbrio emocional para transmitir segurança ao contratante.

Este problema afeta ambos os sexos e todas as idades já que nunca é tarde para se aprender e infelizmente, a vida às vezes não nos proporciona uma nova oportunidade de causar uma primeira boa impressão.

Através destes cursos daremos aos participantes conhecimentos básicos de 13 (treze) matérias, melhor preparando-o a nosso ver, para uma vida familiar harmoniosa e um pleno sucesso e reconhecimento, em suas atividades profissionais, fato que entendemos fará toda a diferença e lhe possibilitará ser muito mais feliz na vida pessoal e realizado na profissional.


Dr. Jomateleno dos Santos Teixeira
Diretor Presidente – CESB
OMS 001 1º. Região 


Da Cidadania Como um Todo


O Objetivo dos Seminários de AMS – Agente do Mérito do Elo Social, ministrado pela Confederação do Elo Social Brasil, é organizar o Terceiro Setor em âmbito Regional, Municipal, Estadual, Federal e Internacional qualificando seus lideres para exercerem a cidadania com plenitude e eficiência.

Para alcançar seu objetivo, o Elo Social vale-se das prerrogativas constitucionais que nos possibilita através do Ministério Público, impulsionar o Judiciário e vice versa, de modo a dificultar ou impedir desmandos e deslizes que possam vir a ser praticados pelos integrantes do Legislativo e Executivo e até mesmo do Judiciário, sempre em prol do povo, pelo povo e para o povo.

Não temos como cobrar cidadania de quem sequer sabe o que significa a palavra cidadania, já que em nosso país a única matéria escolar que primava por cidadania (educação moral e cívica) foi de forma infame, irresponsável, criminosa e sem qualquer exposição de motivos, excluída do currículo escolar.

Falar que o povo brasileiro desconhece os seus direitos como cidadão, virou utopia, no entanto o que está acontecendo agora é ainda pior, ou seja, o povo foi induzido a acreditar que exercer sua cidadania é pura e simplesmente votar a cada dois anos quando na realidade exercer sua cidadania é muito mais do que isto.

Cidadania é um conjunto de direitos e deveres relacionados à participação dos integrantes do povo nos negócios públicos do Estado. A palavra “cidadania” vem do latim “civitas”, que significa cidade. É, pois, desde a sua origem, um termo ligado à vida em sociedade. São exemplos de atos de cidadania: concorrer nas eleições, votar em candidatos por opção livre e consciente e fiscalizar as atividades dos agentes públicos, preservarem o meio ambiente, defender os direitos do consumidor, etc.

Exercer a cidadania é, acima de tudo, buscar uma sociedade melhor para todos, a fim de que exista mais liberdade, justiça e solidariedade. Você pode ser mais cidadão. Entenda e participe ativamente da vida e do governo de seu povo. Exerça seus direitos, cumpra seus deveres e lute por um país melhor.

Através do curso de AMS – Agente do Mérito Social, incorporaremos a seus conhecimentos um compacto de Direito de Família, Civil, Penal, Constitucional, Trabalhista e do Consumidor, além, de forma prática e objetiva, de como funcionam o três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) bem como se pode impulsioná-los e também fiscalizá-los. (Leia a Programação.


Da Socialização de Encarcerados:

A Elo Social carcerária é uma instituição social sem fins lucrativos, com atuação nacional, criada nos termos dos parágrafos XVII e XVIII do Artigo 5º da Constituição da República do Brasil, e do artigo 16 do Decreto 678 de 06/11/1992, e das leis 9.790/99 e 10.406/06, devidamente inscrita no CNPJ sob o nº 08.449.157/0001-00 e com sede nacional sita à Rua. Cecília Bonilha 145 – Capital – São Paulo – fone 11 3991-3803 – CEP 029 19-000 e ouvidorias situadas nas capitais dos estados brasileiras estrategicamente localizadas nas proximidades do Tribunal de Justiça.

Das Ouvidorias: Localizadas estrategicamente (modelo padrão) nas proximidades dos Tribunais de Justiça de todos os estados, temos condições de melhor assistir familiares e encarcerados com distribuição de pedidos de benefícios tais como progressão de regime, indultos, Certidões, Habeas Corpus e pedidos de revisões processuais, além de dar apoio sócio cultural para seus familiares através de nosso programa de cursos vivenciais e a egressos através de nosso projeto denominado Começar de Novo Elo Social.

Dos Pedidos de Benefícios: A Elo Social Carcerária disponibiliza através de seu portal www.socialcerceraria.org.br todos os tipos de pedidos de benefícios que possam ser elaborados de próprio punho por encarcerados ou por seu familiares sem a obrigatoriedade da contratação de um advogado, já que as leis brasileiras permitem esta forma de pleito que é considerado um exercício pleno da cidadania. 


Da Ressocialização

O objetivo primordial do Elo Social não é atuar na defesa de “bandido” muito pelo contrário, temos plena consciência que devem ser encarcerados e obrigados a cumprir a pena que lhes foi imposta pelo Estado, no entanto, continuam sendo um cidadãos brasileiros com direitos e obrigações.

Não é justo cumprirem penas superiores a que lhes foi imposta nem serem submetidos a tratamento desumano que em muitas vezes é estendido a seus familiares em dia de visita, embora estes nada fizeram para a sociedade para serem também maltratados, humilhados e desrespeitados.

Desta forma o Elo Social atua no combate aos abusos praticados por membros do Executivo e do Judiciário, ingressando com representações e pedidos de providencias junto às autoridades competentes.

Com o objetivo de destacar diretores, juízes e promotores que atuam de forma eticamente correta, o Elo Social criou o projeto denominado Ética no Cárcere, através do qual distribui títulos de Comenda do Mérito do Elo Social por atitudes consideradas eticamente corretas destes profissionais.

Em caso de ordens de serviço ou portarias assinadas por autoridades do Judiciário ou do executivo que sejam inconstitucionais e venham a prejudicar os encarcerados ou seus familiares, serão alvo de ingresso de medidas administrativas e judiciais cabíveis para resguardar e restabelecer o direito dos mesmos.

Dos Monitores da Social Carcerária: A Elo Social Carcerária ministra gratuitamente por correspondência cursos de monitores que qualifica encarcerados com desejo e dom de “rábula” para pleitearem de próprio punho benefícios de colegas de infortúnio que estejam no direito de merecer; estes monitores após aprovados, recebem de nossa instituição certificado de inscrição e boletins informativos mensais através dos quais são atualizados de mudanças de leis e jurisprudências que venham a beneficiar ou prejudicar os encarcerados.

Dos Boletins de Ressocialização: Mensalmente o Elo Social envia para todos os monitores boletins de ressocialização desenvolvidos por nossos técnicos que visam manter a autoestima dos mesmos e o desejo de ressocialização latente, para serem aceitos pelos familiares e a sociedade quando da conquista da liberdade. (Os monitores tem a obrigação de fazer com que estes boletins passem de cela em cela para serem lidos por todos os encarcerados de seu raio ou ala)

Da ressocialização pela Fé: Todo ser humano quando atravessa suas maiores dificuldades vê sua fé ser multiplicada, fato indiscutível e inquestionável mundialmente e que pode ser constatado na abertura de todas as caixas pretas de aeronaves que caíram, sendo sempre as ultimas palavras dos pilotos antes da morte “Ai meus Deus” e desta forma não poderíamos desprezar tal forma de ressocialização que é a ressocialização pelo poder da fé. Denominado Projeto Elo Social Capelania.

Das Comissões: A Elo Social Carcerária é filiada a CESB – Confederação do Elo Social Brasil e por este motivo possui apenas de forma individualizada sua própria ouvidoria e se utiliza de todas as Comissões da CESB, para aprovação de seus projetos e providencias que se façam necessárias.

Dos Projetos: Todos os projetos da Elo Social Carcerária são autossustentáveis vez que em seu estatuto social e também regimento interno constam clausulas específicas que proíbem a utilização de verbas publicas no custeio de todo e qualquer projeto que a mesma venha a atuar. (Visite a pagina de nossos projetos)

Dos Planos Associativos: O objetivo do Elo Social é sem sombra de duvidas, dar condições a todos os familiares de encarcerados através de nosso portal da internet www.socialcarceraria.org.br sem a necessidade da contratação de um advogado a pleitearem todo e qualquer tipo de benefício permitido em lei e para isto, mantemos plantões presenciais e telefônicos em nossas ouvidorias através dos quais nossos Agentes Sociais tiram duvidas e orientam os familiares.

Mesmo com todas estas facilidades muitos não querem apenas lutar pela liberdade de seus entes queridos, querem também que eles saiam de lá pessoas melhores do que quando ingressaram no sistema carcerário e isto todos nós sabemos ser uma tarefa muito difícil já que o sistema brasileiro de encarceramento vem se demonstrando por demais ineficiente, obtendo pouco êxito na melhoria dos apenados, fato que pode ser constatado pelos altíssimos índices de reincidência.

Cooperiner 1.png
Cooperiner 2.png

UFA – Centro Médico do Elo Social

 

Muito se fala sobre o custo da saúde no Brasil, mas o que realmente falta talvez não seja dinheiro e sim boa administração dos valores municipais, estaduais e federal destinados a saúde. A única forma de provar que os valores estão sendo usados de forma irracional é ter alguma unidade médica mantida única e exclusivamente pela iniciativa privada, que não aceite fazer nenhum tipo de convênio com o estado, quer nas esferas municipais, estaduais ou federal, e que no final do mês possa provar que atendeu muito mais pacientes a um custo menor e com uma qualidade superior.

 

Assim será o UFA, construído e mantido pela CESB – Confederação do Elo Social Brasil –, com valores advindos única e exclusivamente da iniciativa privada. Funcionará de segunda a segunda, 24 horas por dia, e além de médicos especializados terá fisioterapeuta e dentistas, e em parceria com os prédios do Social do Cidadão, terá psicólogos, assistentes sociais, diretores de educação, diretores de socialização e ressocialização, advogados e delegados sociais.

 

Inicialmente construiremos uma unidade por estado para servir de mostruário do que que a iniciativa privada é capaz de fazer sozinha, sem a presença do governo.

Dr. Jomateleno dos Santos Teixeira

Diretor Presidente – CESBOMS 001

1º. Região

logo_elo_social-26.png
bottom of page